Redes sociais mais usadas no mundo
EUA e China são os protagonistas incomparáveis quando se fala de redes sociais mais usadas no mundo. Isso porque todos os programas listados abaixo pertencem a um ou a outro. Pois é, parece que a disputa entre os dois países ultrapassa os números da economia mundial. Ou seja, além de potências econômicas, no cenário global, EUA e China são dois gigantes quando se fala, também, em tecnologia.
Vamos conferir quais são as redes sociais mais usadas no mundo? Veja o top 10 abaixo!
10 redes sociais mais usadas no mundo
10. Sina Weibo (583 milhões de usuários)
Um fato sobre alguns países asiáticos é que determinados produtos ou serviços de países como os Estados Unidos, por exemplo, são proibidos. Com isso, a própria tecnologia chinesa desenvolve seus próprios artefatos, como é o caso de alguns programas de comunicação. O Sina Weibo é um deles. Trata-se de uma versão chinesa do Twitter.
9. QQ (587 milhões de usuários)
Desenvolvido pela Tencent – gigante de tecnologia chinesa – o QQ é o programa de mensagens mais popular da China. Seu uso é gratuito e um fato interessante sobre ele é que ele é voltado mais para o entretenimento. Por isso, é muito popular entre os mais jovens.
8. Douyin (600 milhões de usuários)
O TikTok, na China, é chamado de Douyin. Focada na produção de vídeos de consumo rápido e simples, esta é uma das redes sociais mais usadas na China.
7. Facebook Messenger (990 milhões de usuários)
O Facebook é tão grande no mercado de tecnologia e comunicação que lançou seu próprio aplicativo de mensagens, vinculado ao Facebook, mas também independente dele. O usuário que apenas inserir seu número de telefone já pode acessá-lo, pois o Messenger não exige conta no Facebook.
6. TikTok (1,3 bilhões de usuários)
Considerando o mundo todo, e não apenas a China, o TikTok é uma das redes sociais mais usadas. Apesar da pouca idade, pois foi lançado mundialmente em 2018, o TikTok já se consolidou no mercado de entretenimento.
5. WeChat (1,5 bilhões de usuários)
Sabe o QQ? Pois, ele é um aplicativo de mensagens instantâneas, exatamente como o WeChat. E qual a diferença, então? A diferença é que aquele é mais informal e pessoal; e este é mais profissional. Ou seja, a China é tão organizada que até criou dois aplicativos – que fazem a mesma coisa – mas que têm finalidades distintas.
4. Instagram (1,8 bilhões de usuários)
Criado para ser uma plataforma de auto-homenagem e amor próprio, há muito tempo que o Instagram deixou de ser uma rede de natureza pessoal. Isso porque, mesmo considerando a existência de blogueiros e blogueiras, o Instagram, atualmente, é uma rede de natureza comercial. Afinal, todo mundo ali está vendendo algo. Seja um produto, um serviço, uma imagem ou um estilo de vida, não é mesmo? O sucesso é tão grande que o Instagram não poderia ficar de fora do ranking de redes sociais mais usadas.
3. WhatsApp (2,2 bilhões de usuários)
O sucesso do WhatsApp é indiscutível. Principalmente, em países como o Brasil, que é o país que mais usa o aplicativo no mundo. Por aqui, o uso do WhatsApp já ganhou diversas finalidades: traições, instrumento eleitoral, meio de comunicação profissional, etc. O sucesso do WhatsApp, no Brasil, não se compara a nenhum outro país.
2. Youtube (2,7 bilhões de usuários)
Em segundo lugar, no ranking de redes sociais mais usadas do mundo, temos o Youtube. A plataformas de vídeos só tem crescido, nos últimos anos. Isso pode ter explicações diversas, como, por exemplo: crescimento de youtubers, surgimento do TouTubeCast, etc.
1. Facebook (2,9 bilhões de usuários)
Enfim, a rede social mais popular do mundo. Apesar de o Instagram ser muito mais adaptado a dispositivos móveis, ele ainda está longe de conquistar todo o público do Facebook. Isso porque este possui usuários mais velhos, atualmente, que gostam de fazer seus textões e lançar comentários grandes em publicações alheias.
Este artigo foi relevante para você? Então, conte-nos o que achou sobre as redes sociais mais usadas no mundo!