Curiosidades

Quais são as plantas mais venenosas do mundo?

As Belezas Mortais: Plantas Mais Venenosas do Mundo

Apensar da sua beleza a Nerium Oleander, ou flor-de-são-josé, é considerada como uma das plantas mais venenosas do mundo.
Apensar da sua beleza a Nerium Oleander, ou flor-de-são-josé, é considerada como uma das plantas mais venenosas do mundo.

Existem plantas lindíssimas que ajudam a compor jardins e belíssimos cenários ao redor do mundo.

Dito isso, saiba que nesse post, você vai conhecer com exclusividade algumas das plantas mais venenosas do mundo e quais cuidados você deve ter com elas.

Acompanhe-nos para mais dicas!!

Plantas mais venenosas do mundo

Muitas das plantas mais venenosas do mundo possuem toxinas que podem ser mortais, então, para evitar que você corra riscos, separamos aqui, uma lista com os principais nomes para você ficar em alerta.

Confira!!

1: Nerium Oleander

Também conhecida como Espirradeira, flor-de-são-josé, essa espécie é considerada como uma das plantas mais venenosas do mundo. 

Isso porque, as suas toxinas atuam diretamente no coração humano e por isso, o contato ou ingestão pode ser fatal.

Além disso, como reação, pode causar nas pessoas diarreia, vômitos, dor de estômago e, claro, morte.

2: Cicuta Maculata

Provando que as aparências enganam, temos a Cicuta Maculata que apesar de bonitinha é fatal e por isso, merece estar na nossa lista de plantas mais venenosas do mundo.

Como mencionamos essa belezinha é bastante atraente e possui o padrão de crescimento vertical, ou seja, para cima, além contar com uma raiz branca fatal.

Claro que, além da morta, a espécie também pode causar amnésia, convulsões violentas e dores musculares intensas.

3: Abrus Precatorius

A Abrus Precatorius é uma planta originária do sudeste da Ásia, na qual possui vagens cheias de sementes vermelhas que sim, são extremamente venenosas.

Apesar disso, há histórias de que na Holanda, há uns séculos atrás, muitas pessoas faziam jóias com essas sementes, consideradas lindíssimas, o que resultou em mortes em massa da população.

4: Ricinus Communis

Conhecida como Mamona aqui no Brasil, a espécie produz uma substância chamada de ricina, que é considerada uma das mais potentes toxinas do mundo.

E, a forma mais comum de envenenamento é por ingestão acidental das sementes, por isso, tenha cuidado quando manusear essa planta.

5: Ageratina Adenophora

Apesar deter lindíssimas e delicadas flores brancas que encanta a todos que a observam, essa espécie também está na lista de plantas mais venenosas do mundo.

Isso porque, ela possui uma alta porcentagem da toxina tremetol, que não é conhecida por matar seres humanos diretamente, mas indiretamente.

Isso significa que, quando os seres humanos comem carne bovina intoxicada ou bebem o leite, a toxina entra no corpo e se torna a chamada “doença do leite”, levando a morte.

Por isso, vê-se a importância de limpar bem os alimentos antes de ingeri-los.

O que fazer caso haja intoxicação pelas plantas mais venenosas do mundo?

O primeiro passo para se evitar a intoxicação, é conhecer quais são as espécies de plantas mais venenosas do mundo e tomar alguns cuidados com o seu manejo.

Mas, se mesmo assim, ocorrer algum tipo de intoxicação, nós separamos ótimas dicas para que você saiba exatamente o que fazer nessas urgências.

Pois bem, sabemos que acidentes sempre podem acontecer e nessas situações, é fundamental procurar sempre a emergência médica o mais rápido o possível e explicar a eles o que exatamente aconteceu.

Afinal de contas, algumas das plantas desta lista possuem complicações graves, que podem afetar a saúde de crianças, pets e até adultos, por isso, é importante agir com imediatismo, ok?

Além disso, é importante ressaltar que as famosas “receitas caseiras”, facilmente encontradas na internet, representam um risco ainda maior para a saúde, já que não há supervisão de um médico.

Portanto, procure sempre um profissional responsável e confiável para cuidar da saúde de toda sua família, incluindo seu filho de quatro patas!

Então, você ficou com alguma dúvida sobre as plantas mais venenosas do mundo? Deixe nos comentários que nós ficaremos felizes em responder!!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo