CuriosidadesDicas & DIYSaúde e Bem-Estar

Suor, por que suamos?

Você sabe de onde vem o suor? Por que nós suamos? Essas são algumas perguntas muitos comuns, afinal, o suor é algo presente no nosso dia a dia. O suor nada mais é do que um líquido sem cheiro e transparente, cuja produção ocorre nas nossas glândulas sudoríparas – que ficam na derme.

Saiba que o nosso corpo pode chegar a ter dois milhões e meio de glândulas dessa natureza, e elas costumam estar espalhadas nos pés e nas mãos. No entanto, em algumas partes do nosso corpo, essa transpiração é mais forte, como é o caso das axilas, pés e palma da mão. Dito isso, entenda a seguir de onde vem o suor e porque suamos.

Origem do suor em nosso corpo

O suor tem em sua composição a água – que é predominante – mas também tem o sal (cloreto de sódio), nitrogênio e a ureia. Além disso, podemos encontrar no suor alguns compostos químicos, cresóis e ácido úrico.

No geral, a transpiração é algo comum, e ocorre quando o corpo tenta regular a nossa temperatura, que pode estar desestabilizada. Para isso, existem diversos motivos que justificam o desequilíbrio da temperatura, como os que falaremos a seguir.

Atividade física

Ao praticar atividades físicas, o nosso corpo fica mais quente, e por isso o suor refrigera o corpo, livrando-se do calor em excesso que surge em razão do esforço muscular. Por isso, o suor tem a função de resfriar o corpo nesses momentos.

Clima quente

Com o clima quente, o nosso corpo esquenta rapidamente, e o suor também resfria o corpo. Caso você pratique alguma atividade física nesses dias com temperaturas elevadas, mesmo que com o menor esforço físico possível, você vai suar muito mais!

Doenças que envolvem alguma infecção

No momento em que o nosso corpo recebe a chegada de agentes infecciosos que desejam atacar o nosso organismo, ele mesmo já eleva a temperatura corporal. Isso é muito conhecido como febre, mas o objetivo dela é matar a bactéria ou vírus que faz com que a gente fique doente.

Menopausa

A menopausa é um momento que mexe bastante com o corpo da mulher, em especial do ponto de vista hormonal. Por isso, a temperatura do corpo acaba sofrendo muito descontrole, elevando as temperaturas. Em razão disso, vemos que as mulheres que estão na menopausa sofrem com excesso de suor e muito calor.

Medicamentos

Certos medicamentos podem ser os responsáveis pela sudorese em excesso. Isso ocorre em razão de algum composto do remédio ou por alterações hormonais.

É normal suar?

Muito se questiona sobre a normalidade de suar, mas saiba que a transpiração é sim algo comum do nosso corpo. Na verdade, o suor é necessário para que o corpo mantenha a sua temperatura natural regulada.

No entanto, em alguns casos, é necessário ter atenção, como nas situações em que a pessoa sua em excesso e sem nenhum motivo visível. Para resolver isso, busque ajuda de um dermatologista e investigue as causas.

Gostou de entender por que suamos? Continue nos acompanhando e se mantenha atualizado sobre as curiosidades mais interessantes!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo