CuriosidadesDicas & DIY

3 Dicas de como conseguir guardar dinheiro

3 Dicas Práticas para Guardar Dinheiro com Inteligência e Menos Esforço!

Estabeleça Metas Realistas para Criar o Hábito e Conseguir Guardar Dinheiro.
Estabeleça Metas Realistas para Criar o Hábito e Conseguir Guardar Dinheiro.

Guardar dinheiro não é nada fácil! Vivemos constrangidos entre a necessidade de se ter uma reserva e o tal do “só se vive uma vez”. E, nisso, vamos vivendo “só uma vez” todos os dias… É, realmente, muito difícil resistir às seduções do consumo. Mas não é impossível! Basta, para isso, criar uma estratégia executável que lhe permita usufruir desses prazeres, sem, contudo, deixar de garantir as contas e de ter uma reserva.

Pensando nisso, selecionamos 3 dicas valiosas que irão te ajudar a conseguir guardar dinheiro com menos dor e mais inteligência! Você vai ver que é mais simples do que se imagina. Venha conferir!

Como conseguir guardar dinheiro

1. Conheça o custo de suas necessidades básicas?

O primeiro passo para conseguir guardar dinheiro, sem dúvida, é conhecer as suas finanças. É preciso saber exatamente quanto você precisa para garantir suas necessidades básicas. Ou seja, se você mora sozinho, tem de entrar nessa conta: aluguel, alimentação, energia, internet, etc. Tudo o que você precisa ter para garantir sua manutenção.

Agora, caso você seja bancado por seus pais e não tenha que lidar com esses gastos estruturais, sua condição é mais favorável para guardar dinheiro. Conheça, igualmente, suas necessidades básicas e saiba exatamente quanto elas custam.

Sendo independente financeiramente ou não, fato é que você, conhecendo e contabilizando os seus gastos, terá o poder que divide a humanidade entre prósperos e despreparados: controle.

2. Tenha um objetivo

Uma das grandes dificuldades de guardar dinheiro é não saber por que fazê-lo. É muito mais difícil sacrificar nossos desejos imediatistas quando não sabemos exatamente o que iremos ganhar com isso. Por essa razão, é muito importante que se saiba onde quer ir.

Por exemplo, se você quiser fazer uma viagem, irá aceitar mais facilmente passar algumas vontades. Afinal, mais vale gastar, ao longo do mês, R$500,00 com saídas corriqueiras ou gastar o quádruplo numa viagem?

Ter um objetivo significa ter prioridade. E prioridade é o melhor controle financeiro que você pode ter. Quem tem prioridade tem controle e tem direção.

3. Fixe um valor mínimo a ser guardado

Depois de conhecer o custo de suas necessidades básicas e definir o seu objetivo, você irá estabelecer um valor mínimo a ser guardado. Esse valor será fixado dentro das suas condições, de forma que você realmente consiga guardá-lo. De nada adianta estabelecer um valor muito alto, e não conseguir cumprir.

Lembre-se de que tão importante quanto conseguir, de fato, guardar dinheiro, é criar o hábito de guardar.  Será como se fosse uma dívida sua, logo, você tem de se comprometer com um valor que, efetivamente, possa pagar.

Assim, se sua renda só lhe permite guardar R$20,00 reais, por exemplo, não há problema algum! Você já irá incluir este valor em suas contas básicas. Logo, não poderá dispor desse dinheiro. E tente pensar da seguinte forma: não importa o quanto você guarde, o que você precisa é guardar, seja qual for o valor!

À medida em que o montante do dinheiro guardado for crescendo, irá aumentar sua satisfação e confiança em si. E, quando aplicar o dinheiro naquilo a que você se propôs, a satisfação se transforma em senso de compromisso consigo mesmo. Você se sentirá apto a fazer o que quiser.   Gostou das nossas dicas sobre como guardar dinheiro? Então, aplica aí e conta aqui para a gente!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo