CuriosidadesDicas & DIY

Saúde financeira: confira 5 pontos do checklist ideal

Para saber se sua saúde financeira vai bem, é preciso dar o check em alguns pontos da nossa lista de guia financeiro. Se você ficou curioso para saber como vai a saúde do seu bolso, confira abaixo e faça a verificação do checklist!

5 pontos do checklist da saúde financeira

1 – Ter um orçamento

O primeiro ponto de qualquer checklist para aferir a saúde financeira de alguém é o orçamento. Isso porque ter um orçamento significa ter, basicamente, organização e controle das próprias contas. Quem tem isso, costuma ter uma saúde financeira melhor até do que aqueles que têm mais dinheiro.

2 – Pagar as contas em dia

Outro elemento que indica que seu bolso vai bem é pagar as contas em dia. Afinal, quem paga as contas em dia, não sofre com juros e multas de atraso, tem o nome limpo e com credibilidade. Logo, tem condições de projetar investimentos, criando e solidificando sua estabilidade.

3 – Ter metas e objetivos financeiros

Nutrir objetivos e metas, de forma geral, é um indicativo de que você tem saúde, sobretudo, mental. É um indicativo de que você pretende estar bem amanhã, pretende ter ou aumentar sua tranquilidade financeira. Assim, se você investe parte do seu dinheiro, visando a um retorno no futuro, você vai bem e tende a ficar ainda melhor!

4 – Saber comprar é importante para sua saúde financeira

Este é até mais óbvio, não é mesmo? Mas o que significa saber comprar? Saber comprar significa, entre outras coisas, não cair em armadilhas promocionais, não agir por impulso, não comprar apenas por vontade, desconsiderando a necessidade. Se você for do tipo que não tem esse tipo de comportamento, então, saiba que a sua saúde financeira já é melhor do que a saúde de, pelo menos, 70% da população.

5 – Ter reserva de emergência

Enfim, um dos pontos mais importantes e reveladores: ter com o que contar na hora do aperto. Se você for do tipo que vai gastando tudo o que tem, faz dívidas para o mês seguinte, contando apenas com o salário, saiba que você está suscetível a, absolutamente, qualquer coisa que possa acontecer na sua vida. Ter uma reserva de emergência significa não só ter uma saúde financeira, mas viver com dignidade, poder projetar investimentos para o futuro, etc.

E aí, como foi o checklist da sua saúde financeira, de 0 a 5? Compartilhe conosco!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo