CuriosidadesDicas & DIYSaúde e Bem-Estar

Por que as pessoas têm chulé?

Pessoas têm chulé: isso é normal? Quais são as principais causas? Entenda melhor sobre o tema a seguir. É comum que os nossos pés transpirem, pois é algo normal do nosso corpo. Porém, com isso, os pés se tornam a casa das bactérias.

Diante dessa umidade “presa” nos pés, surge o cheio desagradável, mais conhecido como chulé. O chulé é, na verdade, um termo utilizado para descrever esse odor dos pés. Assim, o seu nome técnico é bromidrose plantar.

Então, no geral, podemos conceituar o chulé como a ação bacteriana em relação ao suor em determinadas partes do nosso corpo. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o suor não se limita a simples eliminação de toxinas. Então, entenda melhor sobre o assunto abaixo.

Principais causas do chulé

Inicialmente, é interessante que você conheça as principais causas do chulé. No geral, esse odor surge do suor, cuja composição é de 99% de água e apenas 1% de sais mineiras (como ureia e cloreto de sódio).

Contudo, em razão da ação das bactérias naturais que surgem na pele, as regiões que tendem a transpirar mais recebem esse odor incômodo. Vamos explorar algumas das principais causas do chulé.

Suor natural

O suor natural é a causa mais comum do chulé, afinal, a transpiração é algo comum e, na verdade, uma função essencial no equilíbrio da temperatura dos nossos pés. Por conta disso, existem glândulas no pé que têm o objetivo de produzir este suor. Porém, o suor em si não tem cheiro, o odor surge por conta das bactérias.

Bactérias nos pés

Outra causa muito frequente é a presença de bactérias nos pés, em especial aquelas que se alimentam de pele morta (o tecido superficial do pé). Mas, não se preocupe, pois essa pele de renova de modo constante.

Suor, pele morta e bactérias

Por fim, a junção de suor, pele morta e bactérias é suficiente para ter o resultado chulé. Isso porque a renovação de pele e o suor são comidas para a bactéria. Depois de se alimentar, essa bactéria solta um gás chamado de ácido isovalérico e metanotiol, causando o mau cheiro.

Assim como acontece com o calçado e a meia (não deixando o pé ventilar), o odor tem o seu cheiro mais intenso. Logo, quanto mais tempo o pé ficar em sapatos fechados e com mais suor, a reprodução de bactérias aumenta – piorando, inclusive, o odor.

Fatores que podem intensificar o chulé

Alguns fatores podem intensificar o odor do chulé, e por isso, esteja atento a eles para evitar no dia a dia:

  • Ficar o dia inteiro com os pés em sapatos fechados ou com meias;
  • Não ter hábitos higiênicos com os pés;
  • Repetir com frequência o sapato e a meia utilizada;
  • Ingerir comumente alimentos como pimenta, álcool, cebola e alho;
  • O uso de certos medicamentos, como penicilina; e
  • Doenças de unha ou de pele nos pés.

Tenha atenção com esses fatores para evitar o chulé intenso nos pés.

Entendeu agora o porque as pessoas têm chulé ? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro das curiosidades mais interessantes!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo