Curiosidades

Como sair do sedentarismo

Sair do sedentarismo pode parecer impossível para alguns, principalmente, para aqueles que levam uma vida corrida. Isso porque, a primeira coisa que negligenciamos, quando temos que estabelecer prioridades, é a nossa saúde. Sempre parece um bom negócio ceder aos fast foods ou a 1 hora a mais de sono. Afinal, a nossa noção de recompensa e descanso é bastante manipulada pelas tentações dos prazeres imediatos.

Entretanto, o custo dessas escolhas imediatistas, a longo prazo, pode ser alto demais. E o corpo sempre cobra o preço, não é mesmo? Por isso, se você pretende abandonar essa vida de confortos desconfortáveis e deseja ter uma rotina mais ativa, venha conferir algumas dicas para te fazer sair do sedentarismo.

Organize sua rotina

O sedentarismo é, muitas vezes, consequência de um contexto de desorganização. Pensamos que não temos tempo, mas, em verdade, não sabemos é como geri-lo. Por isso, o primeiro passo para sair do sedentarismo é organizar a rotina.

Isso significa colocar no papel suas obrigações diárias. Por exemplo: se você trabalha das 08 às 18 horas, com intervalo de 2 horas ao meio do dia, você poderá encaixar uma atividade física neste meio tempo. Agora, se você tiver um trabalho noturno, faça o treino antes de iniciar a sua jornada, a fim de ficar desperto e disposto.

Para ambos os casos, aqui lá vai mais uma dica de ouro: treine perto do seu trabalho! Lembre-se de que o segredo é driblar sua própria mente, reduzindo as possibilidades de ela inventar uma desculpa para você ficar parado. Portanto, se antecipe!

Tenha hábitos alimentares saudáveis

Não seja como peixe, não morra pela boca! A alimentação é um ponto crucial no processo de saída do sedentarismo. Isso porque os alimentos têm um impacto funcional em nosso corpo. Se você se encher de doces, por exemplo, terá um pico glicêmico e sua energia irá cair vertiginosamente. Da mesma forma, sabe aquele sono que te dá pós-almoço? Ele significa que você, provavelmente, está comendo mais do que precisa ou exagerando na ingestão de carboidratos.

Portanto, fique atento! Ter uma alimentação balanceada e, principalmente, sustentável, é o que irá te dar aquela disposição que te falta na hora de levantar e ir treinar, sabe? Por isso, procure um profissional e busque ter controle sobre o que você come.

Pratique uma atividade de que você goste

Para sair do sedentarismo, é de grande ajuda encontrar uma atividade de que você goste. Isso porque, isso irá te fazer ter vontade de ir treinar. Seja um esporte de alta intensidade ou um esporte mais tranquilo, encontrar uma atividade física legal pode provocar uma grande mudança em sua vida. E essa mudança não se restringe a ter uma vida ativa.

Quando praticamos uma atividade de que gostamos, tendemos a nos esforçar mais. E é exatamente nessa dose extra de esforço que está a mágica. Você irá perceber até onde pode ir, se quiser. E esta percepção será um divisor de águas em sua vida.

Por isso, procure uma atividade que te dê prazer ao praticar. Crossfit, Boxe, Pilates, Vôlei, Natação, Jiu-Jitsu, Dança… Não importa qual seja. Experimente o poder de se identificar com algo e ouse conhecer a revolução do compromisso consigo mesmo!

Tenha uma companhia

Ter uma companhia para praticar atividades físicas é de grande ajuda para te ajudar a sair do sedentarismo. Mas não pode ser qualquer companhia, tá? Tenha alguém que esteja na mesma vibe que você, que te incentive, que te inspire a ir além. Pode ser um amigo ou seu companheiro/companheira. O importante é integrar! E aí, gostou das nossas dicas para sair do sedentarismo? Então, deixe seu comentário e sua sugestão!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo