EsportesCuriosidadesDicas & DIY

Conheça o anel inteligente da seleção brasileira

Na Copa do Mundo de 2022, que será sediada pelo Catar, a CBF irá lançar mão de um recurso tecnológico, a fim de auxiliar na recuperação dos atletas: o anel inteligente da seleção brasileira. Trata-se de um aparelho simples, que os jogadores utilizarão para monitorar o sono. Isso tudo faz parte da estratégia da CBF em busca o sexto título mundial.

Focada na estratégia da higiene do sono, a comissão técnica de Tite está preocupada com a recuperação dos atletas e concentra a sua atenção na aceleração desse processo. Essa urgência tem a ver com as mudanças no torneio mundial: agora, serão apenas 28 dias. Ou seja, o tempo de descanso entre um jogo e outro será de 2 dias. Por isso, os nossos atletas precisam focar na recuperação rápida.

A preocupação com isso é tão grande que a comissão técnica viajou ao Catar para conhecer o hotel em que a seleção ficará hospedada, a fim de avaliar a qualidade do ambiente, bem como dos colchões dos atletas.

Mas, afinal, o que faz esse anel inteligente da seleção brasileira?

Basicamente, este recurso tecnológico da seleção faz 3 coisas que são importantes para monitorar a saúde dos jogadores.

1 – Monitora o tempo e qualidade do sono (indicando, por exemplo, o período de sono profundo);

2 – Acompanha a frequência cardíaca (durante todo o tempo)

3 – Mapeia a temperatura corporal

São informações valiosas para a comissão técnica de Tite, pois permitem que o trabalho de recuperação seja focado, acelerando-a. Além disso, o uso do anel desempenha um papel educativo, pois, ao serem monitorados, os jogadores passam a se preocupar mais em garantir o sono de qualidade. Foi o que disse o atleta Fred, do Manchester United, ao avaliar a importância do anel inteligente da seleção brasileira, em seu dia a dia:

“O anel me obrigou a ser mais disciplinado. Nunca dormi mal, mas, com a rotina, a gente não consegue controlar tanto. Agora tenho a disciplina: ‘Ah, essa noite sei que dormi oito horas no mínimo’, que é ideal. ‘Essa noite dormi sete, preciso melhorar, me organizar melhor para levar os filhos na escola’. Comecei a me organizar e isso me ajuda no dia a dia, no trabalho. É importante acordar saudável e bem para ir treinar, estar disposto no dia a dia. Me acrescentou muito.”

Como ter acesso aos dados colhidos ?

Todas as informações que o anel inteligente colhe ficam em um aplicativo ao qual os jogadores têm acesso e a comissão técnica também. Com esses dados, a comissão implementa ações e as corrige, quando necessário, com base nas demandas do time, elaboradas pelo técnico Tite.

Qual a marca do anel inteligente usado pela seleção brasileira?

A CBF não anunciou qual a marca do anel inteligente da seleção. Mas é possível supor qual seja pelas imagens. Por isso, a  imprensa brasileira indica que se trata, provavelmente, do Oura Ring 3, lançado em 2021. Este anel possui o preço de 300 dólares, o que, convertido em real, é, aproximadamente, R$ 1.560, pela cotação atual.

O que você achou do anel inteligente da seleção brasileira? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo