Curiosidades

Comida di Buteco: O maior festival gastronômico

Primeiramente sabia que o festival Comida di Buteco já está em sua 22ª edição! Ou seja, aconteceu do dia 08 de abril ao dia 08 de maio. Enfim, infelizmente terminou, mas não desanime, pois ainda é possível visitar os bares participantes e usufruir da gastronomia nacional com tudo o que tem direito.

Apesar disso o concurso ficou parado por 1 ano, recupera o fôlego e entregou, como sempre, a melhor Comida di Buteco do ano.

Então, confira abaixo mais informações sobre o evento e programe-se para o ano que vem!

Como funciona o concurso?

Contudo, o Festival Comida di Buteco é uma competição gastronômica. São entre 600 bares espalhados por todo país, a fim de eleger o melhor de cada região.

Agora, todos os butecos participantes, desenvolvem as receitas dos petiscos 2022 com algum tema que a organização pede, no caso em 2022, o tema foi livre, o que proporcionou maior liberdade para criação do cardápio – que por sinal, vale muito a pena experimentar –.

Então, na primeira etapa do concurso, os butecos pré-selecionados em cada uma das cidades, apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição.

Em seguida, o público, juntamente com um grupo de jurados visita bares e butecos ao redor do Brasil, votando e avaliando cada um deles em 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida).

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados os outros 50%. Elege-se então o Melhor Buteco da Cidade!

Comida di Buteco com “u”: O perfil dos participantes

Seja como for, os estabelecimentos selecionados para participar da competição são classificados pela organização como “espontâneos”, que seguem o seguinte padrão/regra:

  • O dono está sempre a frente do negócio;
  • O estabelecimento não pertence a redes ou franquias, muitas vezes, originando-se na própria casa do idealizador;
  • Tem identidade do proprietário marcante e presente;
  • E na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

Se o seu boteco ou bar se enquadra nesse perfil, está esperando o que para se inscrever na edição do ano que vem?

Quem foi o ganhador da competição Comida di Buteco em 2022 na cidade de São Paulo?

O troféu de campeão paulista foi entregue ao Venezas Bar, localizado no Ipiranga, no último dia 31, no Novotel do Morumbi.

Os petiscos que encantaram os jurados e o público, é conhecido no cardápio como “Tiquin di Cada”, ao qual contempla a seguinte combinação:

Cestinha de massa de pastel recheada com carne louca e Dadinhos de Calabresa recheados com queijo. Além disso, acompanha damascos com cream cheese e pistache, molho chedar com bacon crocante, pimenta da casa e mostarda agridoce.

Parece uma delícia não é mesmo? Programe-se para visitá-lo o quanto antes!

Conheça o ranking dos 5 melhores bares de São Paulo

Na edição deste ano, finalizada no dia 08 de maio, 5 bares levantaram troféus na capital paulista. Veja quais foram eles e programe seu roteiro gastronômico pela cidade!

  1. Venezas Bar (Ipiranga);
  2. Toca do Buda (Vila Gustavo);
  3. Point dos Caldos (Butantã);
  4. Buteco da Vila (Vila Matilde);
  5. Bar Estrela da Matriz (Freguesia do Ó).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo