Estilo de VidaSaúde e Bem-Estar

Ciúme doentio: 5 sinais de que o seu ciúme virou doença

Ciúme Patológico: Identificando os Sintomas desta doença

O ciúme é tema de inúmeras obras de arte, seja na música, na literatura, na pintura ou na fotografia, mas será que o ciúme é mesmo o “perfume do amor” ou ele pode se transformar em um ciúme doentio ? É isso mesmo, se tornar uma doença. Já pensou nisso ?

Na canção de Vinícius de Moraes, o poeta brasileiro cantava: “agora, vá sua vida como você quer, porém não se surpreenda se uma outra mulher nascer em mim, como no deserto uma flor… e compreender que o ciúme é o perfume do amor.” Profundo, não é mesmo?

Já o Rei Roberto Carlos dedicou inúmeras canções ao tema, como por exemplo a música “ciúme de você”, na qual o protagonista romantiza sua desconfiança dizendo coisas como “se você me diz que vai sair, sozinha eu não deixo você ir, entenda que o meu coração tem amor demais, meu bem, e essa é a razão”.

O ciúme precisa ser algo saudável na relação, onde ele não se sobressaia ao respeito e a confiança.
Na maioria das vezes as pessoas acham comum sentir ciúme, mas é preciso estabelecer um limite para que a relação se mantenha saudável.

Por mais que essa pauta tenha sido a base de algumas das composições mais contempladas do mundo da música, é importante dizer que nem sempre o ciúme é uma coisa boa. Às vezes, inclusive, ele pode ser o motivo pelo qual um relacionamento termina, pois há coisa que o ciúme pode nos levar a fazer que, simplesmente não cabem numa relação sustentável.

Apesar de a maioria das pessoas viver perdoando quem lhes faz “perguntas que em vida que andam juntas ninguém faz”, como diria Chico Buarque, é preciso dar às coisas o nome que elas realmente têm.

Por isso, neste artigo, você conhecerá 5 sinais evidentes de que o que você sente ou o que seu parceiro sente é um ciúme doentio. Confira!

5 sinais de que o seu ciúme é doentio

1. Desconfiança constante é sinal de ciúme doentio

Ser inseguro é normal. Mesmo as pessoas que são o padrão de beleza e que são super desejadas, por exemplo, elas sofrem com insegurança. Principalmente, se for mulher. Isso é uma coisa. Outra coisa bem diferente é agarrar essa insegurança e deixar que ela se transforme em desconfiança constante em relação ao seu parceiro ou parceira. E como saber se você tem desconfiança constante?

Há alguns sinais, por exemplo: verificar quem a pessoa segue nas redes sociais e quem a segue de volta; achar que a pessoa mente constantemente a respeito de onde está e com quem; ir até os locais onde a pessoa está para conferir se ela está lá ou para vigiar, etc. Tudo isso caracteriza desconfiança constante, que é um dos sinais de ciúme doentio.

Desconfianças sem motivo, ou criar situações de traição em suas cabeças é o sintoma mais comum da doença chamada ciúme.
Um dos primeiros sinais de uma pessoa com ciúmes em nível doentil é geralmente a desconfiança.

2. Falta de respeito à privacidade

Você olha o celular do seu namorado ou namorada? Tem acesso ao perfil dele/dela nas redes sociais? Verifica para quem ela ligou e de quem ela recebeu ligação? Se sim, saiba que isso é falta de respeito à privacidade alheia e se caracteriza enquanto um dos mais fortes sinais de ciúme doentio.

Afinal, se você não confia que seu parceiro ou parceira possa viver na sociedade sem estar sob sua vigilância, das duas, uma: ou essa pessoa já aprontou com você e te deixou inseguro (razão pela qual você deve procurar por ajuda profissional) ou você já aprontou com ela e quer se assegurar de que ela não fará o mesmo.

3. Ressentimento

Seu parceiro ou parceira é do tipo que fica jogando coisas na sua cara de mil novecentos e antigamente? Se sim, saiba que isso é um sinal de que ele possui ciúme doentio e que, sendo assim, precisa se tratar, pois isso significa apego excessivo a coisas ruins.

4. Acessos de raiva e impulsividade pode ser sinal de uma doença

As agreções verbais causadas pelo ciúme  normalmente tendem como tempo a se tornarem agreções físicas.
Uma das caracteristicas mais graves do ciúme é quando nos leva a agressões físicas e verbais.

Este é um dos mais perigosos sinais de que se tem um ciúme doentio. Isso porque a impulsividade pode nos levar a cometer violências, verbais e físicas. Portanto, se a pessoa for do tipo que briga com você quando você vai sair com amigas/amigos; se for do tipo que grita com você querendo ver seu celular; ou que deixa de sair por que você não quer trocar a roupa… saiba que tudo isso caracteriza um ciúme doentio.

5. Tentativa de afastar a pessoa do círculo de amizades dela

Por fim, um dos sinais mais tristes de ciúme doentio: a tentativa de isolar a pessoa. Se você for do tipo que quer a pessoa só para você; que a afasta de tudo e de todos a fim de que você seja a única companhia dela… saiba, antes de mais nada, que isso é insustentável numa relação.

Afinal, todo mundo que vive em sociedade precisa ter seus próprios laços afetivos independentes de família e independentes de amores.

E você, tem ciúme doentio? O que acha sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo