Saúde e Bem-EstarCuriosidadesDicas & DIY

Ômega 3 e os benefícios para a saúde

Há incontáveis benefícios do ômega 3 para a saúde tanto mental quanto física. Afinal, o ômega 3 é uma das melhores substâncias que a natureza e a ciência podem nos oferecer. Sim, porque existe tanto em peixes e sementes, quanto em suplementos.

São 3 tipos de ômega 3 que existem e que você pode tomar. Cada um deles ativa, mais especificamente, uma das multifunções desta substância. O primeiro tipo é o EPA, que contribui para reduzir a inflamação no corpo. O segundo tipo é o DHA, que atua diretamente na atividade cerebral, tornando-a mais dinâmica e rápida. E último tipo é o ALA, que fornece energia ao corpo.

Em quais alimentos é possível encontrar ômega 3?

Você encontra em diversos alimentos, mas os principais deles são os frutos do mar. Alimentos como peixes, atum, linguado, ostra e salmão são riquíssimos. Além disso, temos também as sementes, como linhaça e chia.

Agora, se você não curtir nem uma coisa nem outra, poderá comprar o ômega 3 em cápsulas. Isso é o que muita gente acaba fazendo para poder consumir o ômega 3 de forma mais prática e barata.

5 benefícios do ômega 3 para a saúde

1. Controle de glicemia

Um dos benefícios que têm mais impacto na saúde é, sem dúvida, o controle dos níveis de açúcar do sangue. Trata-se de um benefício de natureza tanto preventiva quanto repressiva, pois atua prevenindo a diabetes e, se a pessoa já tiver a doença, reduzindo os níveis de açúcar no organismo.

2. Aumento da qualidade da atividade do cérebro

Eis o maior motivo por que as pessoas consomem o ômega 3. Afina, essa substância atua diretamente na qualidade da atividade cerebral, o que tem impactos tanto na memória quanto na rapidez e assertividade do raciocínio.

E essas são verdadeiras vantagens hoje em dia, já que quase ninguém tem muito tempo para cuidar da mente da forma mais tradicional, lendo e dormindo bem.

3. Prevenção de doenças

Ele está associado a um estilo de vida saudável, atua na prevenção de diversas doenças. A principal deles é o Alzheimer. Por isso, tanto pessoas mais novas quanto pessoas mais velhas costumam fazer o uso dessa substância, visando à melhora e à manutenção da atividade cerebral.

Mas é claro que ele, sozinho, não vai dar conta disso, não é? Por isso é que as pessoas que têm tendência genética a ter essa doença precisam se cuidar de forma geral. Ou seja, comendo bem, dormindo bem, praticando atividade física e, se possível, lendo regularmente.

4. Melhora a atividade cardiovascular

O uso de ômega 3, mais uma vez, associado a uma vida saudável, é capaz de melhorar a saúde do coração, reduzindo drasticamente riscos de doenças como aneurisma e infarto. Isso porque, além de diminuir os níveis do colesterol “ruim”, reduz os triglicerídeos, que são gorduras.

Por isso, para realmente ter impacto na saúde do coração, ele precisa estar associado a uma vida com alimentação saudável e atividade física regular. Com isso, a qualidade de vida é garantida!

5. Aumenta o rendimento muscular

Por fim, um dos benefícios pouco conhecidos do ômega 3. Na medida em que ativa a ação anti-inflamatória, o ômega 3 pode ser usado como um aliado na recuperação muscular. Assim, diminui a dor do período após o treino e, consequentemente, prepara o seu corpo  mais rapidamente para o próximo dia de atividade física.

E você? Já tomou ômega 3? Então, conte-nos o que achou dos benefícios dessa substância!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo