Dicas & DIYCuriosidades

Trabalho em equipe eficiente – 5 DICAS

Você é daqueles que acreditam em um trabalho em equipe eficiente?

Pois então, vamos lá!

Para desenvolver um trabalho em equipe eficiente, é preciso saber formular e executar diversas estratégias de relacionamento interpessoal. Nada muito difícil, mas, com certeza, muito pouco ensinado nas escolas, faculdades e em nossas famílias.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas de como desenvolver um trabalho em equipe eficiente. Venha conferir!

1. Priorizar a escuta

Em qualquer tipo de relação, a escuta é parte fundamental do processo de crescimento. No trabalho em equipe, portanto, isso não é diferente. Trabalhar em equipe exige que se priorize a escuta, a fim de que se tenha, de fato, a eficiência.

Por isso, se você procurar desenvolver a eficiência de sua equipe de trabalho, faça com que todos se escutem, o que demanda método, democratização e organização.

E aí, que tal tentar colocar os ouvidos para trabalhar um pouco mais?

2. Ser propositivo até nas críticas

Trabalhar em equipe, ao tempo em que envolve a glória dos acertos, também envolve os dramas dos erros. E todo mundo está sujeito a isso. Por isso, é preciso ter sempre postura propositiva na hora de se colocar diante do reconhecimento de erros e acertos.

E o que isso significa, de fato? Significa, por exemplo, fazer correções de forma a considerar e valorizar o trabalho corrigido. Assim, em vez de dizer “isto está errado, refaça”, é possível dizer “creio que podemos rever alguns pontos”. Percebe a diferença?

Pois, então. É dessa forma que as pessoas se tornam propositivas e, consequentemente, contribuem para com o desenvolvimento de um trabalho eficiente.

3. Fazer críticas construtivas

Como consequência de ser propositivo, você será também a pessoa que elabora críticas construtivas. Mas o que são críticas construtivas? São considerações, a respeito de algo, que visem ao seu melhoramento. Assim, ao falar sobre algum projeto, em vez de dizer “está ruim, não atende aos requisitos”, é possível dizer “o projeto está incompleto e necessita de complementação em tal e tal parte”.

Dessa forma, é possível corrigir com críticas construtivas, deixando os membros da equipe muito mais confortáveis para fazer proposições e inovar. Portanto, para ter um trabalho em equipe eficiente, elabore críticas construtivas!

4. Ser proativo nas atividades

Você sabe o que é ser proativo?

Ser proativo é algo que destaca qualquer pessoa em qualquer meio que ela esteja. No ambiente de trabalho, é claro, não poderia ser diferente. Um dos melhores aspectos da proatividade é o seu legado, pelo que uma pessoa proativa dá exemplo e motiva os demais membros de uma equipe.

Assim, a fim de tornar seu trabalho em equipe mais eficiente, seja proativo, antecipando-se a atividades, problemas e oportunidades.  

5. Saber se comunicar com educação e gentileza

Será que você está sendo educado e gentil com seus colegas?

A comunicação é, talvez, o grande segredo para o desenvolvimento das relações públicas e privadas. Isso porque, quem sabe como falar, pode dizer qualquer coisa. Portanto, se você perceber que sua equipe de trabalho está com dificuldades na comunicação, busque identificar as razões para saber corrigi-las. E faça isso de forma prioritária. Afinal, eficiência e comunicação andam juntas no desenvolvimento de qualquer trabalho.

E aí, o que achou dessas dicas para desenvolver um trabalho em equipe eficiente? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo