Sem categoria

Consequências de comer muito carboidrato

Antes de mais nada, saiba que as consequências de comer muito carboidrato são tanto físicas quanto emocionais. Isso porque a repercussão dos carboidratos em nosso corpo é imensa, definindo o nosso humor, a nossa disposição e, sobretudo, a estética do nosso corpo. Assim, se você é do time das massas, este artigo é para que você fique atento às principais consequências de comer muito carboidrato. Confira!

5 principais consequências de comer muito carboidrato

1. Preguiça e indisposição

A preguiça, a indisposição e o cansaço são as principais consequências de comer muito carboidrato. Isso todo mundo sabe. Mas por quê? É simples: quando se consome carboidrato, há o aumento da glicemia (açúcar no sangue). Com isso, aumenta-se a liberação de insulina, responsável por metabolizar este açúcar a fim de transformá-lo em energia. Ocorre que, ao comer muito carboidrato, aumenta-se o nível de glicose (açúcar) no sangue, mas esse aumento não é proporcional à quantidade de insulina liberada. E qual a consequência disso? Falta energia!

2. Ganho de peso

Mais uma das consequência de comer muito carboidrato é o aumento do peso. Consequência visível, não é mesmo? Pois bem. Isso ocorre, dentre outras razões, pelo seguinte. Os carboidratos, em geral, possuem um tempo pequeno de digestão, o que prejudica a saciedade. Afinal, se você digere muito rápido, mais rápido ainda sentirá fome. Inclusive, às vezes, a fome vem logo após o fim da refeição! Por isso é que, ao se fazer dieta, busca uma alimentação balanceada, com todos os macronutrientes necessários à energia de que o seu corpo precisa.

3. Sensação de inchaço

Qualquer pessoa que coma muito carboidrato irá dizer que se sente inchada. E isso é verdade. Sabe por quê? Porque o açúcar contido no carboidrato pode ser fermentado de forma excessiva pelas bactérias do intestino, tornando lento o fluxo digestivo e aumento a sua barriga ainda mais. Por isso, se estiver se sentindo muito inchado, avalie se essa não é, em você, um das consequências de comer muito carboidrato.

4. Dificuldade de concentração

Agora, pelo mesmo motivo que se sente indisposto, comer muito carboidrato gera também falta de concentração. Na medida em que o seu corpo não dá conta de metabolizar todo aquele açúcar que você ingere junto com o carboidrato, falta energia. E se falta energia, seu cérebro é um dos primeiros prejudicados.

5. Infecções urinárias

Por fim, a última das consequências de comer muito carboidrato é um dos problemas mais comuns entre mulheres. Infecções urinárias (e até candidíase), quando são consequências de ingestão excessiva de carboidrato, ocorrem por conta do açúcar. Isso porque o açúcar desregula o pH vaginal, tornando-o mais ácido e, assim, propício à produção de fungos e bactérias.

E aí, qual dessas consequências de comer muito carboidrato você suporta? Conte-nos!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo