Casa e OrganizaçãoCuriosidades

A História de Nadir Figueiredo e sua Invenção do Copo Americano

Conheça o homem por trás de um dos objetos mais comuns em nosso cotidiano

Nadir Figueiredo e suas principais invenções

Neste texto, poderemos entender melhor quem foi Nadir Figueiredo, e apresentar um pouco mais da história desse personagem que tem muita importância no nosso dia a dia, sem que muitos de nós talvez nem possamos imaginar o porquê.

D NQ NP 818506 MLB31185714048 062019 O
Nadir Figueiredo em seu laboratório, rodeado de moldes de copos de vidro, segurando o icônico Copo Americano.

Quem foi Nadir Figueiredo?

Nascido em São João del Rei-MG, em 1891, Nadir foi um dos principais líderes industriais de sua geração.  Junto do seu irmão Morvan Dias de Figueiredo, começaram a investir na produção de aparelhos elétricos e materiais voltados à iluminação.

Em 1935, ao lado de seu irmão, e à frente da empresa que levava seu nome, Nadir muda o foco de produção do seu negócio e passa a investir em um material que está presente de diversas formas no nosso cotidiano: O vidro.

Essa mudança foi responsável por trazer para a vida dos brasileiros um dos objetos mais comuns e que hoje em dia da parte da nossa própria essência: O Copo Americano.

A criação do Copo Americano

Se você, como muitos brasileiros, não tinha ideia de onde surgiu a ideia da produção de um objeto tão comum nas nossas vidas, mas que facilitou e muito o nosso dia a dia, a partir de agora falaremos mais sobre.

É impossível pensar em tal criação, sem associar com Nadir Figueiredo. Nadir tinha a intenção de colocar em produção um copo que alinhasse baixo custo, multifuncionalidade e também conforto e praticidade. Usou como base na sua criação, um modelo produzido exclusivamente nos Estados Unidos (até por isso a “versão brasileira” leva o nome de copo americano), mas que foi adaptado e repaginado por ele, para que atendesse seus padrões de qualidade e facilitasse sua produção aqui no Brasil.
Sua ideia, na prática, deu super certo. O sucesso da criação pode ser visto até os dias atuais.

Até a questão de ser um produto multiuso, cumpriu bem sua função. Além do princípio básico de um copo, que é servir dos mais variados líquidos, o modelo criado por Nadir Figueiredo foi capaz também de servir como unidade padrão de medida a ser usado em receitas, ou até mesmo ao medir a quantidade de sabão em pó a ser utilizado na lavagem das roupas, por exemplo.
Falando em servir líquidos, o copo americano no Brasil é o mais famoso, principalmente quando o assunto é tomar aquele cafezinho.

Mas como isso é possível ?

Tudo isso é possível pois a ideia original (copo de 190 mL) também teve adaptação. Ou seja, foram para outros tamanhos e, a partir daí, pôde comportar melhor outros tipos de bebidas. Dessa forma, foi ainda mais fácil de achar o copo americano em diversos estabelecimentos comerciais, como bares, padarias e restaurantes.
A empresa, que durante 107 anos esteve em atividade sendo uma entidade 100% brasileira, vendeu suas ações para uma empresa americana no ano de 2019. A H.I.G Capital foi a responsável pela aquisição da fábrica, mas seguiu firme a tradição da família Figueiredo. Já que o copo segue sendo o artigo mais comum no Brasil.


Você sabia de toda essa história por trás de um dos objetos mais tradicionais presentes na nossa rotina? Conhecia também a história de Nadir Figueiredo?
Na próxima vez em que for tomar um café, uma cerveja, e o copo escolhido for esse, certamente a história aqui passada vai vir à sua memória.
Bom, esperamos que a partir deste artigo, você possa ter entendido um pouco melhor sobre tudo relacionado a esses dois personagens brasileiros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo