CuriosidadesDicas & DIY

Mitos e verdades sobre o pão

Há inúmeros mitos e verdades sobre o pão. Neste post, selecionamos os mais comuns e criados, principalmente, pela galera do terrorismo nutricional. Ficou curioso? Então, venha conferir 5 mitos e verdades sobre o pão!

1.      Pão engorda (Mito)

O pobre do pão é tratado como vilão pela maioria das pessoas que decidem fazer dieta. No início deste ano, inclusive, a própria Maíra Cardi – blogueira famosa e ex-bbb – publicou um vídeo revoltada com o fato de o seu esposo – Arthur Aguiar – ter comido pão no Big Brother.

A internet, é claro, reagiu imediatamente e muitos profissionais de nutrição fizeram vídeos informativos, desmistificando o pão. E o conteúdo da desmistificação é sempre o mesmo: pão não engorda, de modo que possível comê-lo, tranquilamente. A ressalva mais relevante é, obviamente, quanto à quantidade.

Além disso, é preciso ter um plano alimentar calculado de forma pensada para o seu objetivo de perder peso, sem precisar tirar o pão, o que é, perfeitamente, possível. De todos os mitos de verdade sobre o pão, talvez este seja o mais conhecido!

2.      Comer pão integral é mais saudável (Verdade)

Sim, o pão integral é mais saudável que o branco, pois aquele tem muitas vitaminas, minerais e fibras. Entretanto, é preciso estar atento, pois há muitos pães integrais industrializados que são uma farsa.

Isso porque são vendidos como integrais, mas quando vai observar a fórmula, os níveis de açúcar são muito elevados. Portanto, para que o seu pão integral seja, realmente, mais saudável que o pão branco, procure por panificadoras artesanais.

3.      Pão sem glúten é melhor para a saúde (Mito)

Entre os mitos e verdades sobre o pão, outro mito muito falado é sobre a relação entre glúten e saúde. Sobre isso, é preciso fazer a mesma ressalva do tópico anterior: não é por que tem “sem glúten” no rótulo que o pão será saudável. Afinal, para substituir o glúten nos alimentos industrializados, os fabricantes realizam trocas nada saudáveis, adicionando, por exemplo, ingredientes como goma xantano ou amido de milho.

Portanto, se você quiser comer pão de forma saudável, evite as opções processadas e procure por pães artesanais feitos com trigos integrais, chia, farinha de arroz, quinoa, etc.

4.      A fermentação natural é mais vantajosa (Verdade)

Apesar de ser meio óbvio que as opções industrializadas nunca são as melhores escolhas para a saúde, este é mais um dos mitos e verdades sobre o pão. A fermentação natural traz inúmeros benefícios para o pão e para o nosso organismo. Por exemplo: o sabor é muito melhor; o índice glicêmico é mais baixo; os nutrientes são mais completos; a digestão no organismo é mais fácil, mesmo para aqueles que têm sensibilidade ao glúten.

5.      O pão faz você ficar inchado (Mito)

Outro grande protagonista quando o assunto é mitos e verdades sobre o pão. Não há qualquer relação objetiva entre comer e se ter inchaço. As questões que devem ser colocadas, na verdade, são qual o tipo de pão que você come (se industrializado ou artesanal) e sua sensibilidade ao fermento e ao glúten. E aí, quais desses mitos e verdades sobre o pão que você já conhecia? Conte-nos!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo