As 5 línguas mais difíceis do mundo para se aprender a ler, escrever e falar.
Dicas para superar os desafios das línguas mais difíceis do mundo
As línguas mais difíceis do mundo possuem estruturas gramaticais complexas, vocabulários extensos ou até mesmo sistemas de escrita totalmente diferentes do que estamos acostumados.
Pensando nisso, neste texto, vamos falar sobre quais são as línguas mais difíceis do mundo, aquelas que podem fazer até mesmo o estudante mais dedicado e experiente se sentir um pouco intimidado.
Falaremos ainda sobre as características únicas que tornam essas línguas tão desafiadoras, além de algumas dicas para ajudar os aspirantes a poliglotas a superar esses obstáculos e dominar essas línguas incrivelmente complexas. Curtiu? Então, vamos nessa!
5 línguas mais difíceis do mundo
1. Mandarim
Acreditamos que esta não é surpresa para ninguém, não é mesmo ? E com mais de um bilhão de falantes em todo o mundo, o mandarim é uma das línguas mais faladas do planeta. É isso mesmo! No entanto, seu sistema de escrita é um dos mais complexos do mundo, com mais de 50.000 caracteres diferentes.
Além disso, a pronúncia correta pode ser difícil, pois cada sílaba pode ser pronunciada em quatro tons diferentes! E você achando que saber a regra dos “por ques”, já era difícil. Para aprender mandarim, é importante praticar a escrita e a leitura dos caracteres chineses regularmente e trabalhar em sua pronúncia para dominar os tons.
2. Árabe
O árabe é uma das línguas mais faladas no Oriente Médio e no norte da África, com mais de 300 milhões de falantes em todo o mundo. Sua escrita é da direita para a esquerda, pode parecer estranho, mas sim, é isso mesmo, e podem ser uma grande barreira para os falantes de línguas que usam o alfabeto latino.
Além disso, há uma variedade de sons na língua árabe que podem ser difíceis de pronunciar para os falantes de línguas ocidentais. E talvez por isso seja na lista das línguas mais difíceis do mundo. Para aprender árabe, é importante dedicar tempo para entender a gramática e os padrões da língua, além de praticar regularmente a pronúncia correta.
3. Japonês
O japonês é uma língua complexa, com três sistemas de escrita diferentes: kanji, hiragana e katakana. Os caracteres kanji são ideogramas chineses e são os mais complexos e difíceis de aprender. Além disso, a pronúncia e a entonação corretas podem ser difíceis para os falantes de línguas ocidentais, já que a língua japonesa usa muitos sons diferentes dos que estamos acostumados. Por isso, para aprender japonês, é importante praticar regularmente a escrita e a leitura dos caracteres kanji, além de dedicar tempo para a prática da pronúncia correta.
4. Russo
Agora chegamos ao temido russo. Russo é uma língua eslava e é a língua oficial da Rússia e de muitos países da antiga União Soviética. Uma das maiores barreiras para os falantes de línguas ocidentais é o alfabeto cirílico, que é bastante diferente do alfabeto latino, o que pode dificultar ainda mais as coisas. Além disso, a gramática russa é complexa, com seis casos diferentes e uma variedade de regras gramaticais que podem ser difíceis de entender. Se você quiser aprender, é importante dedicar tempo para entender as regras gramaticais e praticar regularmente a pronúncia correta. Talvez a melhor maneira de encontrar alguém com quem praticar seja online, afinal não são muitas as pessoas que dominam a língua.
5. Coreano
O coreano é uma língua aglutinante, o que significa que as palavras são formadas pela combinação de raízes e sufixos. A gramática coreana também é bastante diferente das línguas europeias e pode ser difícil de entender para os falantes de línguas ocidentais. Mas como temos hoje muitos recursos online e aulas disponíveis em muitos lugares do mundo, aprender coreano nunca foi tão acessível.
Assim, se você está interessado em aprender um novo idioma e está disposto a enfrentar o desafio, o coreano pode ser uma escolha emocionante e gratificante.
E você, quais dessas línguas mais difíceis do mundo você gostaria de aprender? Deixe seu comentário!