Top 10 das marcas mais valiosas do Brasil
Ranking das marcas mais valiosas do Brasil: As empresas líderes e seu valor de mercado
Entre tantas marcas importantes no mercado nacional e aquelas queridinhas Brasil, algumas se destacam e o artigo a seguir é justamente para tratarmos sobre esse assunto. Afinal, quais são as marcas mais valiosas do Brasil? A resposta você vai encontrar aqui!
Empresas de diferentes segmentos, umas que já estavam mega valorizadas e cresceram ainda mais, outras que devido ao seu crescimento recente, figuram como novidade entre as principais do país nesse momento.
Ranking das marcas mais valiosas do Brasil
A Interbrand é a empresa responsável por desenvolver os rankings referentes as marcas mais valiosas do Brasil. A lista engloba as 25 principais empresas no Brasil até aquele momento.
A consultora em questão, produz essa pesquisa desde 2001, e analisa dados como força da marca, performance financeira, e também influência da marca em relação aos consumidores.
Assim, o ranking referente a 2022/2023 se deu da seguinte forma:
1: Itau
Desde quando o ranking passou a existir, em 2001, o Itaú mantém a liderança nessa pesquisa. Na avaliação 2022/23, não foi diferente. Com um crescimento estimado em R$ 3,8 bilhões, o Itaú se consolida como a marca mais valiosa no país atualmente.
O valor da marca é de aproximadamente R$ 44,3 bilhões.
2: Bradesco
O Bradesco foi outra empresa a manter sua posição em relação ao último ranking das marcas mais valiosas do Brasil (divulgado em 2021). O banco teve um crescimento aproximado de R$ 1 bilhão e atualmente tem seu valor estimado em R$ 28,6 bilhões
3: Skol
Em terceiro lugar na última pesquisa das marcas mais valiosas do Brasil, a Skol também manteve sua posição na atual versão do ranking. Porém, o valor da marca seguiu o mesmo se comparado a 2021. R$ 18,8 bilhões.
4: Brahma
Uma das mais tradicionais marcas de cerveja no Brasil, a Brahma manteve a quarta colocação que conseguiu na última pesquisa. De 2021 até agora, a empresa valorizou cerca de R$ 500 milhões, atingindo um total de R$ 13,3 bilhões.
5: Banco do Brasil
Ganhou uma posição em comparação ao último ranking, saindo do 6º para o 5º lugar. A marca valorizou cerca de R$ 400 milhões e atualmente possui valor de mercado de aproximadamente R$ 10,3 bilhões.
6: Natura
Entre as 6 primeiras colocadas, foi a única marca que se desvalorizou. A valorização da Natura caiu cerca de R$ 500 milhões, estando atualmente na casa dos R$ 9,7 bilhões.
A empresa deixou o Top 5 das marcas mais valiosas do Brasil, caindo da 5ª para a 6ª posição.
7: Nubank
Aparecendo pela primeira vez na lista, a empresa já ocupa a 7ª posição entre as mais valiosas do país, o roxinho ganhou a carteira dos brasileiros com as suas funcionalidades e praticidades. Segundo a pesquisa, a marca está avaliada em R$ 3,7 bilhões.
8: Petrobras
Uma das principais empresas do país, a Petrobrás viu o crescimento da sua marca ultrapassar os R$ 200 milhões desde a última pesquisa.
Ainda assim, no ranking atual, a empresa saiu da 7ª para a 8ª posição, com valor atual de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
9: Magalu
Assim como a Petrobrás, a Magazine Luiza apresentou crescimento em comparação ao ranking anterior, mas caiu uma posição.
Agora no 9º lugar, a empresa teve uma valorização da marca na casa dos R$ 100 milhões, valendo agora R$ 3 bilhões.
10: Vivo
Gigante na área de TV por assinatura, telefonia e internet, a Vivo teve um crescimento de pouco mais de R$ 150 milhões.
Atualmente, também apresenta valor de marca de aproximadamente R$ 3 bilhões. No ranking anterior, aparecia na 9ª posição.
Em meio a tantos crescimentos, sem dúvida um caso negativo em especial chamou a atenção do Brasil em relação a grandes marcas nesse período: As Lojas Americanas.
Se no ranking anterior, a empresa figurava entre o Top10, com a 10ª posição, uma grave crise financeira e um pedido de Recuperação Judicial, fizeram com que a empresa despencasse não só na pesquisa, mas em valor da marca.
As Lojas Americanas saíram do 10º lugar no último ranking, para a 19ª posição na pesquisa atual. O valor da marca, que girava em torno de R$ 1,8 bilhões, caiu para R$ 844 milhões. Queda de mais de 50%.
Por fim…
Com esse artigo, passamos uma base do cenário atual sobre as marcas mais valiosas do Brasil e também sua solidez em relação as últimas pesquisas sobre a força que essas empresas apresentam no mercado.
Para encontrar mais textos como esse, é só ficar de olho no nosso site!