CuriosidadesCasa e OrganizaçãoDicas & DIY

Água sanitária, como usar corretamente?

Antes de mais nada, sabemos que água sanitária é um produto de limpeza bastante eficaz, porém, se não usada corretamente, ela pode acabar acarretando em risco até mesmo para a nossa saúde.

Isso porque esse item pode ser tóxico e isso acarreta em diferentes problemas para qualquer ser humano.

Ela foi feita para ser usada na limpeza, isso porque apresenta um poder de remoção de manchas muito maior do que os outros produtos.

No entanto, apesar de ser algo bastante comum para muitas pessoas, ainda existem dúvidas sobre as formas com que esse item pode ser utilizado.

Enfim, pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você entenda para que serve a água sanitária e as maneiras corretas de utilizá-la.

O que é a água sanitária?

Primeiramente, a água sanitária é uma solução formada por hipoclorito de sódio, que é um derivado do sódio, do cloro e também da água.

Geralmente, os produtos comercializados nos mercados possuem cerca de 2% a 2,5% de hipoclorito de sódio em sua composição, o que faz com que ele tenha um ótimo poder oxidante.

Como armazenar água sanitária ?

Além de saber a maneira correta de utilizar a água sanitária é imprescindível que você saiba como armazenar esse produto sem oferecer riscos para as pessoas em volta.

Devido às propriedades oxidantes que ela possui, existe a possibilidade de ela liberar gás cloro, o que pode levar à intoxicação.

Por conta disso, é preciso manter o produto longe de locais com uma intensa exposição à luz solar.

O ideal é manter a embalagem da água sanitária em um espaço onde seja fresco, porém, que não receba os raios solares diretamente.

Usando para higienizar alimentos

Ela pode ser utilizada para higienizar alimentos em casa, porém, é preciso atenção para fazer este tipo de limpeza, pois o produto precisa estar diluído e não na sua forma completa.

De acordo com as orientações da segurança da saúde, é preciso utilizar uma colher de sopa rasa (15 ml) de água sanitária para cada litro de água potável.

Mantenha os alimentos dentro dessa solução por até 15 minutos e depois realize o enxágue adequado de maneira que não fiquem resíduos do produto nos alimentos.

No entanto, lembre-se de enxaguar cada um dos itens e todos os seus lados para que não ingira nenhuma porcentagem do produto.

Usando água sanitária em ambientes infectados

Ela é capaz de combater os germes e bactérias presentes nas superfícies, o que faz dela um produto importante para a higienização de ambientes que estão infectados.

No entanto, para que isso seja feito de forma eficaz, é preciso que a sua concentração seja maior.

Então, é possível usar boas quantidades da água sanitária, sem que ela precise ser diluída.

Onde usar o produto em casa?

A água sanitária pode ser uma grande aliada na limpeza de uma casa. Veja algumas maneiras de usá-la sem riscos:

Limpeza do piso

Você pode usar esse produto para passar em pisos de diferentes cômodos da sua casa.

Para isso, use diluída em um pouco de água e conte com o auxílio de um pano para passar em todo o chão.

Paredes emboloradas

Utilize o produto diluído em água e aplique essa solução com um pano e esfregue a superfície afetada com ele.

Limpeza de superfícies

Para fazer a limpeza de superfícies, como bancadas, mesas e cadeiras, você pode usar a mesma composição das anteriores. Utilize um pano para isso.

Agora que você já sabe como usar a água sanitária, pode incluí-la nas suas limpezas do dia a dia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo