Curiosidades

Orkut – ele está de volta?

Você se lembra do orkut ? A primeira rede social de muitos por aqui! E sim, pode ser que os scraps e depoismentos estejam voltando.

Afinal no último dia 27, surgiram boatos sobre a volta do Orkut, mas será que realmente a plataforma voltará a funcionar após 8 anos de sua extinção?

Neste artigo, te contaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto do momento. Confira!

O Orkut realmente voltou?

O domínio do Orkut realmente foi reativado na última quarta-feira de abril (27), mas isso não significa que a rede social voltou a funcionar de fato. Então, vamos manter a calma!

A princípio, podemos esperar que Orkut deve lançar uma nova plataforma. A princípio, provavelmente uma rede social, mas com aspectos modernos.

Portanto, a utilização da logomarca do saudoso site reforça ainda mais o sentimento de que todo o alvoroço se trata de uma nova versão do Orkut.

O criador da plataforma, Orkut Büyükkökten, reativou o site com um comunicado aos fãs da rede social. Na mensagem é dito que está sendo “construído algo novo” e convida as pessoas a se inscreverem para receber atualizações sobre o que vem por aí.

Ou seja, aumentando ainda mais essas expectativas do público sobre a volta da plataforma e ainda confirmando os murmúrios de sua reativação.

Já que o Orkut foi reativado, é possível criar uma conta na plataforma ou recuperar antigas informações?

Infelizmente, a resposta ainda é NÃO! O domínio orkut.com tem sim um espaço para você entrar na sua conta, ou criar um cadastro na rede social.

Mas mesmo assim, após preencher os dados corretamente, o site do Orkut reporta um erro. Seja como for diz que não é possível acessar ou criar uma conta na plataforma. Ao menos no momento.

Além disso, no momento, o domínio do Orkut não tem suporte às contas que já existiram na plataforma.

Afinal, o Google, o atual dono da rede social, encerrou as atividades do site em 2014. Bem como deu o prazo de baixar as fotos e mensagens antigas até setembro de 2016. Portanto, quem não fez o procedimento até o prazo de expiração, perdeu os arquivos para sempre.

Então, só nos resta aguardar por atualizações por parte da equipe do Orkut e enfim conseguirmos reutilizar a plataforma.

Por que acabou?

O Orkut acabou no dia 30 de setembro de 2014. Seu encerramento, embora possuísse muitos usuários contra, se deve a grande perda de espaço para o Facebook.

Além disso, vale ressaltar que a plataforma foi criada em 2004 e nesse período, o uso dos smartphones ainda não imperava. Ou seja, era possível acessar a plataforma apenas por computadores antigos.

Assim que a grande polarização tecnológica tomou conta, a transição da rede social para o mundo mobile não foi bem-sucedida, o que também influenciou diretamente no seu encerramento.

O Orkut que tinha forte presença na Índia e no Brasil, foi sendo cada vez menos utilizado devido a abertura de um escritório do Facebook no Brasil, que desde 2011, marcou a disparada do número de usuários brasileiros na rede social.

Outro fator importante para o encerramento da plataforma, foi que, nas últimas décadas, outras plataformas como o Facebook, YouTube, Blogger e Google+ decolaram em questão de acessibilidade, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo.

Como o crescimento em massa dessas comunidades ultrapassou o crescimento do Orkut, o que foi o cheque mate para a decisão de se despedir da plataforma.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo