Saúde e Bem-EstarDicas & DIYFitness

Chia e seus benefícios ao corpo

Antes de mais nada, saiba que ela é rica em fibras, ou seja, a chia é uma semente maravilhosa para a saúde, tanto física, quanto mental. Isso porque a semente de chia é rica em gorduras saudáveis que promovem uma série de benefícios para todo o organismo. Além disso, a semente de chia é muito saborosa e pode ser consumida de diversas maneiras, o que facilita o seu consumo.

Agora quer saber mais sobre a chia e seus benefícios? Então confira abaixo!

10 benefícios da semente de chia para seu corpo

1. Prolongamento da saciedade

Primeiramente você precisa saber que as fibras que compõem a chia formam um gel na região estomacal. Ou seja, ele prolonga o tempo de digestão dos alimentos, logo, estende o tempo de saciedade. Por isso, essa semente é muito utilizada no processo de emagrecimento.

2. Combate prisão de ventre

Outro benefício é que ela atua diretamente no combate à prisão de ventre. Isso porque, como é rica em fibras solúveis, elas promovem a hidratação das fezes, o que facilita a evacuação.

3. Previne doenças cardiovasculares

A semente de chia possui tanto ômega 3 quanto ômega 6, que são gorduras saudáveis que promovem ação anti-inflamatória e antioxidante. Por isso, ela controla os níveis de triglicerídeos no sangue, o que previne potenciais problemas cardiovasculares, como infarto e insuficiência cardíaca.

4. Fortalecimento ósseo

Uma das formas naturais de fortalecer a saúde dos ossos é consumindo semente de chia. Isso porque ela possui grande quantidade de cálcio e potássio, o que ajuda a prevenir a osteoporose e a osteopenia.

5. A chia e a saúde ocular

A xeroftalmia é uma doença que pode causar secura e manchas nos olhos, sendo gerada pela deficiência da vitamina A no organismo. Esta vitamina pode ser encontrada na semente, razão pela qual o consumo dessa semente ajuda a manter a saúde ocular.

6. Auxilia no ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular é fundamental para a saúde física, pois garante a densidade do músculo. O consumo de sementes de chia é fundamental para esse processo, pois ela é rica em proteínas.

7. Promove a perda de peso

A semente promove muita água no estômago, o que gera um gel que aumenta o tempo de digestão, aumentando a saciedade e, consequentemente, diminuindo a fome. Por isso, é muito comum encontrar essa semente no protocolo alimentar de pessoas que querem emagrecer.

8. Fortalecimento do sistema imunológico

Rica em zinco, ela atua no fortalecimento da imunidade, na medida em que esse mineral atua diretamente na formação das células do sistema imunológico. Com isso, ajuda-se a diminuir períodos de gripes, bem como ajuda na cicatrização de feridas.

9. A chia e o controle de glicose

Por conta da enorme quantidade de fibras, a semente retarda a absorção dos carboidratos pelo organismo. Com isso, reduz-se os níveis de glicemia na corrente sanguínea, reduzindo a possibilidade de surgimento de diabetes.

10. Melhoria do humor

O triptofano é um aminoácido que atua diretamente na produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o bem estar. Contudo, a chia possui considerável quantidade de triptofano, razão pela qual seu consumo auxilia diretamente na melhoria do humor.

Como consumir semente de chia?

Desde já, saiba que a chia é uma semente que combina muito tanto com frutas quanto com alimentos como crepiocas e panquecas. Além disso, você pode ingeri-la por meio de sucos.

O que achou dos benefícios da semente de chia? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo