Saúde e Bem-Estar

Chá de hibisco emagrece? Conheça os principais benefícios dessa bebida

Benefícios e contradições do chá de hibisco: do controle de peso até as suas contraindicações

O chá de hibisco tem ganhado as xícaras devido seus inúmeros benefícios.
O chá de hibisco tem sido o queridinho do momento quando o assunto é emagrecimento.

Os chás estão em alta, ainda mais quando o assunto é emagrecimento. E para quem não sabe, muitas pessoas dizem que o chá de hibisco ajuda sim a emagrecer e ainda, apresenta inúmeras a saúde, para quem o adere e inclui nas dietas.

Então, se você estiver disposto a tentar, aqui contamos tudo para que você conheça esta iguaria como merece e aproveite ao máximo os seus componentes e benéficos, fizemos este post exclusivo para você se deliciar.

Vem com a gente neste post, conhecer mais sobre o chá de hibisco que você com certeza vai se surpreender!

O que é hibisco e porque devemos incluí-lo na dieta?

Primeiramente, as flores de hibisco se destacam pelo aroma agradável e por dar origem ao chá queridinho de quem quer levar um estilo de vida saudável.

Além disso, saiba que os benefícios do chá de hibisco são muitos, sendo utilizada como ingrediente fundamental na medicina durante séculos, já que tanto a planta quanto o extrato, ajudam a prevenir doenças.

Mas como nem tudo são flores…De antemão, avisamos que o sabor é amargo e não é dos melhores, mas certamente os resultados que ele proporciona, valem super a pena!

Além disso, o chá de hibisco não contém calorias e pode ser servido quente ou gelado, o que é perfeito para ser adaptado em qualquer dieta! Só lembre-se que para que isso aconteça, ele não pode ser adoçado.

Quais são os benefícios do chá de hibisco?

Então, vamos logo ao que nos interessa e saber quais são os benefícios que o chá de hibisco proporciona à saúde?

Montamos uma lista completinha a seguir, confira!

  1. O chá de hibisco diminui a pressão arterial – perfeito para quem sofre de pressão alta;
  2. Ajuda no controle de peso – isso porque, ele é capaz de reduzir a criação de células de gordura, o que evita o acúmulo de gordura no corpo;
  3. Auxilia no controle do Colesterol;
  4. Melhora a saúde o fígado;
  5. Evita a retenção de líquido.

Além disso, saiba que existem outros benefícios pontuais, mas que ainda estão em estudos para confirmar sua eficácia, como é o caso da possibilidade de redução de câncer. Mas isso é assunto para um outro post, por agora, nós vamos focar no assunto emagrecimento.

Contraindicações e alguns riscos do chá de hibisco

Claro que nem toda fórmula mágica de emagrecimento é 100% bom para o organismo, não é mesmo?

Sendo assim, saiba que o chá de hibisco é uma bebida que também possui alguns riscos e contraindicações e por isso, você deve tomar cuidado antes de ingeri-la, ok?

Pois bem, o chá de hibisco reduz os níveis de estrogênio no organismo, por isso, não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais.

Além disso, ele também altera a fertilidade, já que inibe a ovulação temporariamente, o que não é recomendado durante a gestação, para evitar alterações no equilíbrio hormonal. Então atente-se a esses pontos.

Por fim, saiba que o consumo excessivo do chá de hibisco, causa efeitos indesejáveis como dor de cabeça, náuseas, hipotensão, câimbras e problemas relacionados ao fígado, interferindo inclusive na eficácia de outros medicamentos.

Então, quando pensar em consumi-lo recomendamos ter cautela e antes de tudo, procurar por um especialista para melhor auxiliá-los.

Como consumir o chá de hibisco?

O chá de hibisco gelado é uma ótima opção para os dias quentes.
Nos dias de calor, o chá de hibisco gelado pode ser uma opção refrescante e saudável.

A recomendação dos especialistas é consumir de uma a duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia, em forma de chá.

Mas, se preferir tomar gelado, o recomendado é conservar na geladeira por no máximo 6h, sempre focando no consumo imediato após o preparo, para evitar que o mesmo perca as suas propriedades.

E, justamente por isso, o chá de hibisco não deve ser adoçado com açúcar ou com adoçantes artificiais, então, vai na fé!
Mas lembre-se que nenhum alimento sózinho fará milagre, então mantenha uma boa alimentação e exercícios físicos que os resultados virão!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo