CuriosidadesDicas & DIY

Atitudes típicas de pessoas tóxicas

Como há um padrão de comportamento, geralmente, as atitudes típicas de pessoas tóxicas são facilmente identificáveis. São reproduções óbvias de um mesmo tipo de pensamento, de conduta, de fala. Pensando nisso, selecionamos neste artigo 5 atitudes que são típicas de pessoas tóxicas. Assim, leia até o fim e descubra se você convive com alguém que reproduza esse tipo de atitude. Confira!

Mas, antes de qualquer coisa, o que são pessoas tóxicas?

Bom, a expressão “tóxica” usada para se referir a pessoas tem um sentido relativamente recente. Diante das formas com que a sociedade, no geral, emprega esta palavra, tem-se por “pessoas tóxicas” aquelas que, de alguma forma, contaminam você negativamente. Veja um exemplo: você já foi correndo compartilhar um projeto seu com alguém e ouviu essa pessoa colocando barreiras em seus planos? Quem não, não é? Pois bem, este é um clássico exemplo de pessoas tóxicas.

Mas olha, não cofunda: aquela pessoa que te dá sermão não é tóxica não, tá? Afinal, como dizem os mais velhos, quem não ouve “cuidado” ouve “coitado. A toxicidade existe no momento em que a atitude da pessoa é no sentido de te diminuir, e não te fazer crescer. Esta, aliás, é a grande diferença entre crítica construtiva e crítica destrutiva, não é mesmo? Quem quer seu te critica, sim. Só que construtivamente, ou seja, com a intenção de te ver crescer.

5 atitudes típicas de pessoas tóxicas

1. Diminuir as conquistas alheias

Dentre as atitudes típicas de pessoas tóxicas, esta aqui não poderia faltar. Até por que é muito fácil de identificar este perfil em nossas vidas. Sabe aquele parente para quem você conta que conseguiu passar na seleção de intercâmbio e a primeira pergunta que ele faz é: “e como é que você vai se bancar por lá?”. Sabe esse tipo de visão? Pois bem, típico de pessoas tóxicas porque ao invés de focar na conquista e visualizar soluções, focam nas dificuldades, desanimando você.

2. Dizer que sofrem mais que as outras pessoas

Clássica também entre as atitudes típicas de pessoas tóxicas. Ninguém, absolutamente ninguém, sofre mais que elas. Você sente dor? Dor quem sente é ela! Você trabalha demais? Quem trabalha demais é ela! Ah, você está com algum problema? Não, não, quem tem problema é ela… Esse perfil é típico de gente tóxico simplesmente por que, além de diminuir seu sentimento, não te ouve.

3. Reclamar sempre

Sabe aquela pessoa que, não importa o quão bem ela esteja na vida, estará sempre reclamando? E é de qualquer coisa! Seja por um copo fora do lugar ou por uma programação que deu errado, reclamar é uma das mais frequentes atitudes típicas de pessoas tóxicas.

4. Fazer críticas destrutivas

Críticas são bem-vindas. Todo mundo tem o dever de fazê-las. Afinal, é só ouvindo críticas que nós crescemos, não é mesmo? Mas críticas, para nos fazerem crescer, têm de ser construtivas. Ou seja, têm de nos mostrar onde falhamos e porque não podemos falhar naquele ponto.  

5. Incentivar os outros a olhar para o pior lado das pessoas

Esta aqui é uma das mais presentes atitudes típicas de pessoas tóxicas. Isso porque uma das principais características de gente tóxica é, justamente, fomentar a desconfiança e descrença nas pessoas. Pois, é… seu amigo pessimista pode ser tóxico, sim.

E aí, reconheceu alguém em algumas dessas atitudes típicas de pessoas tóxicas? Então, deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo