CuriosidadesDicas & DIYModa e Beleza

Como higienizar os seus pincéis de maquiagem

Você sabia que higienizar os seus pincéis de maquiagem é essencial para evitar a proliferação de fungos e bactérias no item?

young woman in a white evening dress on light green with bright pink makeup holding a blush brush

Isso porque eles podem acabar absorvendo muita umidade, o que é um ambiente propício ao surgimento de microorganismos que fazem mal para a nossa saúde.

No entanto, é muito comum que algumas pessoas acabem esquecendo de fazer este processo periodicamente e isso não é bom para a vida útil do item ou então para a nossa pele, que entra em contato direto com ele.

Se você, assim como muitas pessoas, ainda não sabe como higienizar os seus pincéis de maquiagem, não se preocupe. Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Onde higienizar os seus pincéis de maquiagem?

Você deve escolher o melhor lugar para limpar os seus pincéis de maquiagem, de acordo com a quantidade de itens que você possui e também com o espaço necessário para este tipo de processo.

O mais comum é a pia do banheiro, que é onde você poderá ter acesso fácil à água e também terá onde apoiar seus itens antes e depois da higienização.

O pincel de maquiagem precisa ser limpo todos os dias?

Não. O excesso de limpeza dos pincéis de maquiagem pode fazer com que eles tenham a sua vida útil reduzida e não o contrário.

Se você costuma utilizar este tipo de item todos os dias, o recomendado é que os acessórios para base, corretivos líquidos e batons sejam higienizados a cada duas semanas.

Isso porque essas versões de maquiagem acabam se acumulando com mais facilidade dentro do pincel e das esponjas.

Os itens que forem utilizados para aplicar pós e sombras podem ser lavados uma vez no mês.

Como lavar os pincéis de maquiagem

Quando chegar o momento de higienizar os seus pincéis de maquiagem, você deve seguir alguns passos para que o processo seja feito corretamente. Veja quais são eles:

1º Passo

Antes de qualquer coisa, prepare um cantinho na sua casa para que você possa higienizar os seus pincéis de maquiagem.

Separe detergente neutro, um pote que caiba todos os seus itens, água e um pano limpo para isso.

2º Passo

Comece molhando todas as cerdas dos seus pincéis e também as suas esponjas de maquiagem.

Evite que a água entre em contato com o cabo do pincel, pois ele pode acabar estragando, já que dificilmente a umidade sairá de dentro dele.

3º Passo

Coloque um pouco de detergente na palma da mão e esfregue delicadamente as cerdas.

Faça isso com um pincel de cada vez e se certifique que toda a extensão dos fios estejam bem ensaboadas.

4º Passo

Após isso, enxágue os seus pincéis com bastante água, de preferência corrente.

Com isso você terá certeza de que todo o detergente terá saído das cerdas do seu item. No caso das esponjas, vá apertando ela até que a água saia sem nenhum resquício de sabão.

5º Passo

Para que sequem corretamente, você precisará deixá-los em uma superfície coberta pelo pano, de maneira que as cerdas fiquem levemente para baixo, para fazer com que toda a água escorra.

Seguindo esses passos você conseguirá higienizar os seus pincéis de maquiagem da maneira correta e ainda garantir que esteja utilizando um acessório totalmente limpo e que não ofereça nenhum risco para a sua pele.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo