O que é um Copywriter e como isso ajuda a produzir conteúdo?
Os principais erros a evitar ao ser um Copywriter persuasivo
O Copywriter é aquele profissional especializado no convencimento.
Em outras palavras, o copywriter, é uma técnica de produção de conteúdo para web que visa convencer o leitor a tomar determinada ação.
Isso acontece a partir das técnicas de persuasão, aplicadas a partir de gatilhos mentais, que tem grande importância nesse processo.
Porém, ser um mau profissional reflete diretamente nos seus resultados.
Então, para conhecer mais detalhes a respeito do copywriter e passos para serem evitados, vem com a gente nesse post para se tornar um expert em produção de conteúdo!!
O que não é um bom Copywiter?
Bom, como vimos, o copywiter é uma técnica de escrita persuasiva que visa convencer o leitor a tomar determinada ação.
Mas, até que ponto um profissional pode ser considerado como um bom copywriter ou não? Saiba tudo sobre o assunto neste tópico!
Afinal de contas, muitos se dizem especialistas e na verdade não são, confira a seguir alguns exemplos de um péssimo Copy, que em vez de persuadir, afastam o leitor.
Observe:
1: Texto pobre/ruim
Escrever mal é com certeza uma das piores situações para um copywriter, afinal de contas, não tem como vendermos um produto ou serviço, num texto sem coesão e coerência, com muitos erros ortográficos e que apelam para uma linguagem pobre, não é mesmo?
Por isso, se quiser copies de qualidade, chame quem realmente entende do assunto e contrate apenas redatores especializados!
Além disso, se serve como dica, é sempre bom ter alguém com quem contar para revisar os textos.
Isso, além de garantir um bom trabalho, evita que muitos erros passem despercebidos e prejudiquem o objetivo do seu copy.
2: Não ter credibilidade
Claro que não adianta de nada escrever bem e/ou ter um texto impecável se a sua empresa ou produto não passa credibilidade à sua audiência, não é mesmo?
Neste sentido, torna-se fundamental construir uma relação de confiança com seu público, que leva um tempo, mas que fará a diferença nos seus resultados.
Afinal de contas, antes de tentar vender algo ao seu público-alvo, você precisa demonstrar que tem interesse genuíno em ajudá-lo, e que sua empresa cumpre o que promete.
Teste e comprove!
3: Não dosar a quantidade de informações
Outro erro bastante comum no universo do copywriter é não saber dosar as palavra e quantidade de informações!
Para os profissionais iniciantes, recomendamos que você siga a risca do “menos é mais”, já que, você tem um público específico para atingir e não necessariamente deve abraçar todo mundo.
Portanto, se você tentar falar com todo mundo ao mesmo tempo usando a mesma fórmula, acabará passando uma mensagem genérica, que não dialoga com ninguém.
O que é um erro fatal para quem se nomeia copywriter!
4: Abusar dos jargões
Claro que gírias, jargões e frases de efeitos são muito utilizados em alguns tipos de escrita, mas nunca devem ser aplicadas ao copywriter!!
Isso porque, em muitos dos casos, o seu público não está sempre tão familiarizado com esse vocabulário, por isso, é melhor evitar e utilizar com moderação!
Além disso, recomendamos que você tenha sempre o cuidado de explicar à sua audiência os conceitos que você está abordando com uma linguagem clara e simples.
5: Falar somente das características do seu produto/serviço e esquecer os benefícios
Por fim, lembre-se de que o copywriter não se trata de tentar empurrar sua solução para seu público.
Afinal, não é nisso em que ele está interessado, mas sim em resolver os próprios problemas.
Por isso, foque nas vantagens que uma solução ou ideia pode trazer à sua audiência, e não tanto em detalhes que não agreguem valor de forma completa.
E aí, você já sabia o que era o copywriter ? Pois saiba que a produção deste tipo de textos pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro com a internet, e caso o seu problema seja a captação de clientes, existem muitos sites onde você pode encontrar pessoas que estão em busca de profissionais da área. Uma dessas opções é o site 99freelas, mas esse é assunto para um outro artigo!
Então, até mais e fique de olho nos nossos próximos posts!