Dicas & DIYCuriosidadesInternet e Tecnologia

Armazenamento em nuvem é uma forma segura de não perdemos conteúdo?

Armazenamento em nuvem pode ser a forma mais segura de não perdermos documentos e outros conteúdos importantes.

É isso mesmo, você não sabia ou ainda tem dúvidas? Mas pode acreditar, é o que vamos comprovar, agora!

Neste artigo, vamos te contar todos os detalhes sobre este assunto e claro, te ensinar a melhor forma de não perder conteúdo online.

Então, vamos entender um pouco mais sobre ele? Mais detalhes, abaixo!

O que é ?

O armazenamento em nuvem é um sistema de computação em nuvem, ou seja, um sistema que armazena dados na Internet por meio de um provedor de computação na nuvem, que gerencia e opera o armazenamento físico de dados como serviço.

Dessa forma, obtemos agilidade, em escala global o que nos permite acesso aos nossos próprios dados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Em outras palavras, esse tipo de serviço introduziu o conceito de deslocalização de recursos, isto é, utilizar, dispor ou controlar um dispositivo ou, qualquer tipo de artifício (hardware ou software) que não esteja fisicamente localizado no seu computador (por isso, a analogia à nuvem).

Então, você ainda tem dúvidas de que o armazenamento em nuvem pode valer a pena? Então, que tal agora, conhecermos algumas vantagens e desvantagens desse tipo de armazenamento? Isso pode facilitar todo o processo.

Confira!

Vantagens e desvantagens

Aprender as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem, pode nos ajudar a compreender um pouco mais da sua funcionalidade e ainda, nos deixa tranquilo quando o assunto é perda de dados, não é mesmo?

Portanto, conheça algumas vantagens e desvantagens agora!

Vantagens:

  • Uma das principais vantagens do armazenamento em nuvem é não precisar comprar hardwares para armazenar seus arquivos.
  • O armazenamento em nuvem, permitem que alguns serviços possuam espaço considerável para armazenamento de forma gratuita.
  • Além disso, utilizar a nuvem permite que arquivos sejam acessados sem a necessidade de pedir auxílio a equipes de desenvolvimento, por exemplo, o que os permitem trabalhar remotamente e ainda acessar arquivos que estão salvos em nuvem.

Desvantagens:

  • Porém, um ponto negativo do armazenamento em nuvem – na verdade, o principal –, é que é necessário estar constantemente conectado à internet, o que pode ser um empecilho, já que, nem todas as áreas possuem boas coberturas de internet ou conexões estáveis e os usuários podem enfrentar problemas para acessar seus arquivos.

As desvantagens parecem bem poucas perto das vantagens que listamos acima, não é mesmo ? Então acho que já estamos bem perto da nossa resposta.

Afinal de contas, vale a pena investir em um sistema de armazenamento em nuvem?

Se você chegou até aqui e ainda não está convencido, nós vamos resumir pra você.

A resposta é sim! Afinal de contas, o armazenamento em nuvem, nos permite ter uma vantagem sobre muitas outras empresas: o imediatismo, que, com um bom sinal de internet, podemos acessar qualquer arquivo importante a qualquer momento e o melhor, de qualquer lugar.

O que facilita os trabalhos em home office e também um excelente desenvolvimento interno da empresa.

Então, você ainda precisa de mais motivos para te provar de que um armazenamento em nuvem, realmente vale a pena?

Mude todo o sistema interno da sua empresa e nos conte se sentiu alguma diferença. Nós vamos adorar saber!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo