Dicas & DIYCuriosidades

Sair da casa dos pais : 5 dicas

Sair da casa dos pais é um dos momentos mais esperados por nós, principalmente, quando somos adolescentes. Nesta fase, ainda não conseguimos entender o ônus disso e focamos apenas no bônus. Mas sair da casa dos pais envolve uma série de esforços e sacrifícios com o qual nem todo mundo, quando cresce, está disposto a arcar. Mesmo assim, sair da casa dos pais e se bancar, apesar de desafiador, é o início de uma vida adulta normal, da qual não se pode fugir por muito tempo.

A boa notícia é que é possível tornar esse momento menos difícil se houver organizar financeiramente antes de sair da casa dos pais. Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar neste processo! Confira!

5 dicas de como se organizar financeiramente para sair da casa dos pais

1. Crie o hábito de guardar dinheiro

Acredite: guardar dinheiro é um hábito. E isso é ótimo, pois você já sabe que é possível criá-lo. A melhor forma de fazer isso é a seguinte: determine um valor mínimo que você possa guardar por mês e considere esse valor como uma dívida que você tem. Ou seja, nem conte com ele! Apenas retire esse valor da sua renda (ou mesada) e não pense mais sobre.

2. Pesquise valores de apartamentos

Segundo passo para sua segurança financeira: saiba o valor médio do aluguel que você irá pagar. Pesquise aluguéis de apartamentos em lugares que te interesse morar e considere, em suas contas, o valor cheio do aluguel, ainda que você pretenda dividir com alguém. Isso porque, para ter segurança financeira, você precisa estar preparado para arcar com um aluguel integral, caso seu colega de casa tenha de sair.

3. Tome decisões com perspectiva de continuidade

Esta dica tem muito a ver com a dica acima. Isso porque, para sair da casa dos pais, você precisa se organizar financeiramente para períodos relativamente longos. E isso envolve tomar decisões de longo prazo, no intuito de viabilizar a continuidade do que você pretende fazer. Portanto, pensou em sair de casa? Pense sempre a longo prazo! Nunca cometa a inconsequência de pensar com o calor da euforia para tomar uma decisão como esta. O segredo é o planejamento!

4. Faça uma lista de tudo que você vai precisar

Outra coisa que você deve considerar em sua organização financeira na hora de sair da casa dos pais é o que você irá precisar na casa nova. Para saber precisar isso corretamente, decida, primeiramente, se você irá alugar um apartamento mobiliado ou não. A depender do seu estilo de vida, um valerá mais a pena que o outro. Sabendo disso, faça um orçamento das suas necessidades de casa e considere isso em suas contas.

5. Tenha uma reserva de emergência

Por fim, a famosa reserva de emergência. A reserva de emergência é um montante que você precisa ter com o intuito de suportar suas contas por um período de 6 meses, no mínimo. O que você deve considerar neste cálculo? O valor das contas correntes, como aluguel, alimentação, transporte, etc. Ou seja, para sair da casa dos pais com segurança financeira, você precisa ter o dinheiro para ir e outro para continuar. Não se assuste, é possível fazê-lo com tranquilidade. Basta fazer um orçamento real e se planejar em cima dele.

E aí, pronto para sair da casa dos pais? Então, compartilhe conosco suas estratégias financeiras!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo