Casa e OrganizaçãoDicas & DIY

6 dicas para manter a casa arrumada

Manter a casa arrumada pode ser um problema para muita gente, principalmente, para aqueles que moram com muitas pessoas ou que tenham filhos. Afinal, é muito mais difícil administrar a limpeza e organização de uma casa quando temos de administrar, ao mesmo tempo, o a disposição e o bom senso das pessoas.

Mas saiba que há estratégias que te ajudam a manter a casa organizada e limpa. Quer saber quais são? Então, confira abaixo!  

6 dicas para manter a casa arrumada

1. Sempre lave a louça após as refeições

Esta dica é infalível, então, anota aí! Um dos maiores responsáveis pela desorganização da casa é a louça. Afinal, é aquele ditado: louça suja, casa suja. Portanto, a dica é: lave sempre a louça durante o preparo da comida e imediatamente após as refeições. Pense que, imediatamente após a refeição, você terá de lavar menos louça do que ao final do dia.

2. Divida tarefas, se você morar com alguém

Dica de ouro também para manter a casa arrumada: defina regras e divida tarefas. Não adianta contar com o bom senso das pessoas. Não funciona! Tudo precisa ser acordado entre quem mora com você. Desde os dias de descer o lixo até a rotatividade em relação à limpeza do banheiro, que, aliás, precisa ser, no mínimo, semanal. Assim, ninguém se estressa.

3. Tenha organizadores

Para manter a casa arrumada, você pode contar ainda com o auxilio de organizadores. Ou seja, instrumentos que são pensados para compactar seus objetos. Há organizadores de geladeira, de armário, de guarda-roupa, de banheiro, etc. Eles ajudam muito a manter a casa arrumada, pois quando tudo estiver espalhado, você simplesmente reúne dentro dos organizadores.

4. Defina um dia da semana para faxina

Não adianta esperar pela melhorar hora para arrumar sua casa, pois essa hora nunca vai existir. Você nunca vai querer fazer uma faxina por livre e espontânea vontade. Portanto, sabendo disso, defina um dia da semana que melhor se encaixe na sua rotina.

Em geral, as pessoas optam por iniciar a semana com tudo organizado, pelo que fazem a faxina de suas casas aos sábados ou domingos.  Mas o dia depende, é claro, da sua disponibilidade. O que não pode faltar mesmo é a definição, pois, sem ela, você fica perdido e sua casa fica revirada.

5. Mantenha as coisas no lugar que achou

Outra dica que parece boba, mas não é. Isso porque desorganização é um hábito. E, sendo assim, você pode desconstruí-lo para construir o hábito da organização. E sabe como isso é feito? Nos mínimos detalhes do dia a dia!

Por exemplo: digamos que você precise escolher uma roupa para sair. Não precisa jogar todas em cima da cama de forma bagunçada. Retire com cuidado, sem desarrumar, experimente quantas quiser e, depois, rearrume as que ficarem.

Outro exemplo: digamos que você tenha recebido visita em casa. As visitas saíram? Organize o sofá, recolha os copos e pratos e lave imediatamente antes de dormir. Por fim, lembre-se de guardar tudo onde você achou.

6. Não durma com a louça suja

Por fim, dica de outro também para manter a casa arrumada. Nunca durma com a louça sem lavar. Esse é um hábito péssimo, pois, além de deixar sua cozinha com mau cheiro, faz com que você já comece o dia de forma desorganizada, tendo, muitas vezes, que limpar a louça antes de tomar café, ou pior: acumulando mais louça!

E você, consegue manter sua casa arrumada? Conte-nos o segredo nos comentários!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo