Pontos para saber se um site é verdadeiro ou falso
Há formas muito simples de saber se um site é verdadeiro ou falso. Neste artigo, iremos te ensinar a observar 3 pontos numa página, a fim de saber se ela é confiável ou não. Ficou curioso? Então, confira!
Afinal, o que é um site falso?
Um site falso é uma página virtual que tem como finalidade enganar o usuário de alguma forma, a fim de tirar vantagem dele. Assim, é comum encontrar sites falsos vendendo produtos que não existem, serviços que nunca vão prestar, etc.
3 pontos para saber se um site é verdadeiro ou falso
1. Observe a URL
Para saber se um site é verdadeiro ou falso, o primeiro passo é observar a URL. A URL (Uniform Resource Locator) ou, simplesmente, “Localizador Uniforme de Recursos”. Geralmente, a URL de sites falsos tem um formato suspeito, com domínios do tipo “.net” ou “.biz” e erros de grafia. A maioria dos sites falsos costumam fazer cópias de sites que já existem, como, por exemplo, o site da Magazine Luiza.
Certamente, para criar um site falso e tentar dar um golpe, usando o nome desta loja, os criminosos formulariam uma URL mais ou menos assim: “magazzineluiza.com” ou “magazineluizza.com”. Perceba que a diferença é sutil, por isso, é preciso ficar muito atento!
2. Identifique o símbolo do cadeado fechado na barra de endereço
Você já reparou que, na barra de endereço do navegador, do lado esquerdo, tem um cadeado? Sabe o que isso significa? Significa que o protocolo de transferência de hipertexto, o HTTPS, é seguro. Ou seja, sua navegação é confiável, pois os dados são protegidos de ponta a ponta por criptografia, já que a página tem certificado de segurança. Portanto, para saber se um site é verdadeiro ou falso, procure pelo cadeado do HTTPS!
3. Verifique se o site tem informações
Você sabia que as lojas virtuais são obrigadas, por lei, a fornecer determinadas informações na página? Pois, fique sabendo! As informações que as lojas virtuais precisam fornecer são: CNPJ, razão social, endereço, telefone e e-mail para contato. Portanto, sobretudo se você for fazer uma compra online, verifique se tais informações constam na página e faça uma busca rápida, no Google, em seguida.
Essa medida, para além de te proteger de fraudes, irá facilitar a sua vida caso você precise buscar seus direitos de consumidor junto ao Poder Judiciário. Afinal, para fazer isso, você precisará de todas essas informações sobre a empresa.